Deprecated: Required parameter $title follows optional parameter $position in /home2/cozi1119/public_html/wp-content/themes/wolf-wp/core/helpers.php on line 753
Guia de temperos verdes. Conheça os 12 essenciais para sua cozinha.
Guia de temperos verdes. Conheça os 12 essenciais para sua cozinha.

Quando se trata de um bom prato a escolha a dedo dos ingredientes certos é crucial para ter um excelente sabor. Pensando nisso apresento para você um guia completo de temperos verdes para turbinar suas receitas!

Confira agora em seguida uma lista completa de tipos de ervas culinárias que você deve conhecer! E também revelo em seguida diversas receitas práticas cheias de sabor que usam elas!

Guia de temperos verdes

Ter o conhecimento da melhor erva culinária para o seu prato é o grande segredo para um bom prato. Veja a seguir o guia definitivo de temperos verdes!

temperos verdes Alecrim

1.Alecrim

Famoso na culinária mediterrânea e italiana. O alecrim esbanja aroma e acima de tudo sabor.

Seu gosto é intenso com um sabor adocicado junto com uma fragrância marcante sendo então ideal utilizar com moderação.

Combina muito em ensopados, molhos e o mais indicado a princípio para assados como por exemplo carne, peixes e frango.

Também é muito comum aplicar o tempero para saborizar e aromatizar azeites de oliva.

Para a saúde esse tempero verde é campeão por proporcionar diversas propriedades funcionais para o corpo graças as suas ações antioxidantes, alivio de estresse bem como também melhorar a digestão. Muitos costumam consumir chá de alecrim para ter seus benefícios.

Confira mais sobre o alecrim nesse guia completo sobre.

temperos verdes Cebolinha

2.Cebolinha

Pertencente a mesma família do alho-poro, alho e cebola. A cebolinha é quase que uma unanimidade quando se trata de versatilidade já que combina com diversos ingredientes e pratos como saladas, sopas, refogados e molhos.

Sua aparência é bastante peculiar lembrando lâminas longas, finas e ocas fazendo com que quando cortadas virem diversas rodelinhas verdes que deixam qualquer prato super elegante.

Seu sabor é bem leve no qual não chega a ser tão ardido como a cebola e nem tão intenso como o alho nem como alho poro. Como resultado a cebolinha torna-se um tempero para todo prato.

Em questão de saúde a cebolinha é igualmente saborosa como benéfica para o corpo por conter vitamina A e C proporcionando uma turbinada em seu sistema imunológico e combater radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células.

Cebolinha é tudo de bom então saiba mais dos benefícios da cebolinha!

Coentro

3.Coentro

Com um sabor intenso faz com que o coentro fique entre os seus adoradores e aqueles que não podem nem ouvir falar. Muito comum na culinária nordestina e igualmente na região norte.

Suas propriedades proporcionam uma pele muito mais saudável bem como brilhante graças as ações antioxidantes da erva. Também promove ação detox no corpo ao eliminar toxinas e igual a cebolinha falada anteriormente é rica em vitamina C, além disso ajuda na digestão.

Seu uso é bastante variado sendo aplicado em diversos pratos como assados, refogados, arroz e molhos.

Seu cheiro é muito marcante e por ter um sabor levemente cítrico faz com que ele tenha uma fama binária. Uns amam outros odeiam. Contudo gostando ou não o coentro é um dos temperos mais famosos no mundo inteiro.

Suas folhas lembram bastante a salsinha no qual são pequenas plantinhas normais com galhos e folhas.

Endro

4.Endro

Parecido com folhas de cenoura o endro é uma planta de folhas finas que são super macias com um leve sabor sendo ligeiramente amargo.

A principio o endro não é muito conhecido aqui mas é uma iguaria na Europa principalmente nos países nórdicos. A erva é bastante apreciada junto com peixes, creme de leite e aves.

Além disso é usado em chás porque fornece benefícios a saúde. Alguns deles são por exemplo:

  • Diminuir níveis de colesterol ruim;
  • Presença de fibras;
  • Vitamina C
  • Aliviar insônia.

Dessa forma o tempero acaba sendo cada vez mais popularizado entre os degustadores de um bom prato.

Hortelã

5.Hortelã

Agora uma folha muito mas muito refrescante. O hortelã possuí folhas volumosas sendo lembrada por sua fragrância bem como sabor doce.

Muito consumida em chás. Seus benefícios envolvem:

  • Combate de dor de cabeça;
  • Aliviar gases;
  • Lidar com estresse;
  • Fonte de minerais como ferro, cálcio, fósforo e potassio;
  • Vitaminas A e C.

Contudo vai muito além do chá que podemos apreciar a hortelã sendo bastante usada em risotos, sucos e molhos.

Saiba mais sobre essa refrescante erva nesse guia completo sobre a hortelã e seus benefícios!

temperos verdes Louro

6.Louro

Muito famosa por ser sinônimo de sorte durante o ano novo. A folha de louro são super aromáticas e diferente dos demais mencionados anteriormente o louro é usado para infusão. Em outras palavras você não consome a folha em si mas sim seu sabor é extraído quando cozinhado ou defumado junto com outros alimentos.

Sua forma lembra uma folha comum e pode ser utilizado fresca tanto quanto desidratada. Combina perfeitamente em arroz, feijão (a principio a feijoada o uso do louro é marca registrada do prato), sopas, caldos e refogados.

Seus benefícios são amplos desde ação diurética natural até como fonte de antioxidantes. Também é bastante apreciado da mesma forma em forma de chás.

temperos verdes Manjericão

7.Manjericão

A primeira vista o número um para os molhos principalmente o de tomate graças ao seu sabor levemente picante também sendo excelente para saladas e sopas.

Suas folhas são verdes de cor forte principalmente quando fresca. Além disso o manjericão fresco apresenta um aroma bem agradável dando um sabor ótimo para o prato.

As folhas também são excelentes fontes de vitaminas como a A, complexo B, C, D e K tornando o manjericão interessante para a saúde. Além disso a presença de minerais é notável sendo fonte muito boa de zinco e ferro.

Saiba mais sobre os benefícios do manjericão.

temperos verdes Orégano

8.Orégano

As folhas de orégano são volumosas contudo é mais conhecido em sua forma desidratada que em pacotes.

Ouso dizer que é o tempero mais popular do mundo. E não é para menos já que seu uso é diverso sendo o mais comum em pizzas com queijo ou então em massas, ovos, saladas e assados.

Seu sabor é bastante robusto sendo levemente amargo. Por ter um forte sabor ele irá se destacar bem nos pratos principalmente quando esquentado. Sem contar que o seu aroma é um dos mais característicos.

Seu uso para a saúde não pode ser subestimado já que as folhas promovem ação anti-inflamatória e conter minerais como ferro, cálcio e manganês.

Particularmente utilizo bastante orégano em diversas receitas sendo as que mais utilizo são em capelettis que combina demais com a massa junto com azeite que fica com um sabor super agradável. Confira a receita de Capeletti com shimeji.

temperos verdes Salsinha

9.Salsinha

Um de meus temperos verdes favoritos, a salsinha é super elegante e seu sabor deixa o prato com um sabor ótimo!

A salsinha possuí um sabor levemente amargo garantindo dessa forma um equilíbrio interessante para sua receita. Por outro lado também podemos usar a salsinha para decorar o prato para dar um charme.

Seu uso abrange diversos pratos como por exemplo assados, cozidos e até mesmo sopas.

Acima de tudo o tempero verde também é super benéfico para saúde por promover diversos benefícios como combater a anemia graças a presença de ferro, ter ação anti-inflamatória, conter vitaminas como a A e K e ter ação antioxidante.

Como mencionei anteriormente é meu tempero verde favorito e dessa forma lhe mostro uma receita que tem uso com foco na salsinha que é o Omelete com salsinha e queijo minas.

Saiba mais dos benefícios da salsinha aqui!

temperos verdes Tomilho

10.Tomilho

Bastante utilizado primeiramente em carnes e legumes, o tomilho é uma famosa erva usada na culinária do mediterrâneo.

Sua forma lembra um pequeno arbusto. Seu aroma a principio é levemente agradável com um sabor doce.

Por ser bastante versátil na cozinha o tomilho é bem recomendado por diversas receitas.

temperos verdes Funcho

11.Funcho

Conhecido do mesmo modo como erva doce é uma erva muito benéfica Em termos de saúde e nutrição, a erva-doce é altamente rica em proteínas, cálcio, magnésio, vitaminas e ferro, melhora significativamente a saúde óssea, mantém a pressão arterial, combate inflamações e aumenta o metabolismo geral do corpo.

Muito utilizada em chás e apreciada desde os primórdios. Muitos utilizam em assados.

temperos verdes Salvia

12.Salvia

Por fim um condimento levemente amargo. A salvia é muito usada para carnes e ovos.

Também é benéfica para seu corpo para lidar com insônia bem como descongestionar vias respiratórias

Fresco ou desidratado? Afinal qual o melhor para os temperos verdes

A versão fresca possuí sabor mais intenso e original bem como uma cor mais forte e brilhante. Já a versão desidratada perde parte de seu sabor e tem sua coloração mais desbotada.

Porém vale ressaltar que a versão fresca em certos períodos podem ser mais caras e tem tempo de vida mais curto enquanto as versões desidratadas duram por muito mais tempo além de serem mais fáceis de encontrar.

Conclusão do uso de temperos verdes

Como vimos os temperos verdes são muitos versáteis sendo em sua maioria indispensáveis para quem cozinha. Agora pergunto para você qual desses temperos são seus favoritos?

E antes que me esqueça a princípio que tal conferir esse guia de receitas e dicas culinárias? Veja aqui abaixo!


Receitas exclusivas para você! E que usam os temperos verdes!

Confira agora mais dicas clicando nas imagens logo a seguir!

Espaguete bolonhesa com batata doce

Um prato prático bem como clássico de espaguete bolonhesa com um toque especial de manjericão e cebolas refogadas caramelizadas cheias de sabor! Rodelas de batata doce para acompanhar para ter uma refeição completa!

Macarrão de forno simples com patinho e vagem

Uma união de sabores e ingredientes em um único prato! Macarrão ao molho de tomate no forno com legumes, ovo e ervas sobre vai acabar de vez com a sua fome!

Shimeji na manteiga

Um clássico da culinária oriental. Shimeji na manteiga feita com molho shoyu e cebolinha é divino e da mesma forma prático!






Tags: | | |

Baixe gratuitamente um e-book cheio de receitas low carb super saborosos e práticos!

Baixe gratuitamente um e-book cheio de receitas low carb super saborosos e práticos!

Preparo revelado passo a passo.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

William
William

William é um amante de culinária e adepto da vida saudável tanto física, mental e financeira.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Olá! Este site faz uso de cookies no qual são ferramentas que ajudam a lhe fornecer uma melhor experiência de navegação no site!