É muito comum descascar os alimentos por serem considerados indigestos ou por acharem que não são úteis e para o pepino entra nessa lista sendo que a casca do pepino seja removida.
O pepino é muito utilizado em saladas graças ao seu sabor suave e bastante refrescante podendo ser consumido cru. Sua cor verde também faz com que o pepino seja bastante usado como decoração bem como em conservas.
Sua casca é bastante grossa tendo uma tonalidade de verde escuro enquanto sua polpa contém diversas sementes e é verde claro.
A presença dessas sementes faz com que o pepino seja na verdade caracterizado como fruto e não legume como é comumente conhecido.
Propriedades do pepino
Antes de mais nada entender os benefícios do pepino é crucial para entender a importância de sua casca.
Primeiramente tenha em mente que o pepino é riquíssimo em vitaminas como vitamina A, vitamina C, vitamina K e vitaminas do complexo B.
Essas vitaminas oferecem diversos benefícios para saúde como por exemplo:
Ação antioxidante da vitamina C permite o combate de radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células enquanto a vitamina A auxiliar a saúde ocular. Já a vitamina K é excelente para a saúde óssea e também auxiliar a coagulação do sangue. Por fim as vitaminas B fornecem energia para diversos órgãos.
Também temos a presença de minerais como potássio, magnésio, cálcio e fósforo. Também temos em menor quantidade manganês, ferro, zinco e cobre.
Outro ponto interessante é que o pepino é praticamente composto por 95% de água então o pepino é uma opção natural e interessante de manter você hidratado.
Mas então afinal e a casca do pepino?
Consumir casca de pepino é sim recomendável! Isso porque grande parte dos nutrientes mencionados anteriormente estão presentes na casca!
Além disso é na casca onde se bastante concentrado as fibras alimentares. Essas fibras são muito benéficas por ajudar no combate do constipação intestinal e também promover saciedade sendo opção natural para quem quer emagrecer.
Cuidados a tomar com a casca do pepino.
Como vimos anteriormente consumir a casca do pepino é recomendável porém lembre-se de higienizar em água corrente já que o pepino acaba tendo muitos agrotóxicos então lave bastante ele para remover qualquer químico presente.
Também verifique a integridade da casca porque pode conter danos e mofos.
Como aproveitar a casca do pepino?
A maneira mais fácil é simplesmente consumir o pepino sem remover a casca! Tenho algumas receitas que utiliza o pepino!
Macarrão com sobrecoxa e frango
Uma receita muito prática de fazer bem como deliciosa com espaguete com frango assado no forno. Complementado com uma bela salada de pepino.
Arroz com açafrão e frango recheado
Arroz com açafrão é uma combinação agradável e o frango assado recheado com maionese fica uma delicia. Temos o uso de salada de pepino e rabanete.
Arroz com creme de leite
Simples e muito prático. Acompanhado com saladinha de pepino para dar um excelente frescor.
Como podemos ver o pepino combina perfeitamente bem em diversos pratos e consumir a casca dele é uma forma muito boa de ter uma alimentação saudável em dia.
Baixe gratuitamente um e-book cheio de receitas low carb super saborosos e práticos!
Preparo revelado passo a passo.
Muito bom!!!
Obrigado pelo comentário. Agradeço imensamente!