Todos os alimentos possuem suas características cores. A banana é amarela, o limão taiti é verde e a laranja é… Laranja. Agora um fruto que chama muita atenção por sua cor é o tomate. Mas já parou para pensar porque o tomate é vermelho?
A cor do tomate é devido a uma transformação natural que ocorre durante o seu crescimento e maturação.
Junto também com um pouco de química e física.
Um processo natural
Tomates em sua fase de desenvolvimento são verdinhos. Isso é devido ao pigmento clorofila. Essa substância em suma é muito importante para a realização da fotossíntese, um processo que torna o gás carbono e água com a ajuda da luz para gerar energia.
A clorofila é um pigmento de tom verde e por causa disso que alimentos ainda não maduros apresentam então essa cor.
Outro pigmento presente no tomate é o licopeno que tem um tom vermelho.
Contudo enquanto o tomate cresce a quantidade de clorofila é maior e por isso que o tomate é verde em seu inicio.
Aqui está algo que você pode colocar a princípio em prática. Note que quando for comprar tomate repare que em alguns são bem verdes e outros entre o verde e vermelho.
Nossa mas porque isso acontece?
Bom isso é devido a maturação do tomate. Durante o período de colheita do fruto a temperatura bem como a intensidade da luz diminuem causando a redução da quantidade de clorofila. Como resultado a licopeno começa a ganhar mais destaque dando o tom vermelho.
Ou seja o tomate passa de uma mudança sutil de cor devido a quantidade de pigmentos presentes.
Por que o tomate é vermelho em relação a física e química
Se agora descobrimos então que é devido o licopeno que faz o tomate ter o tom vermelho também devemos saber que a sua cor é devido a sua estrutura e luz.
Não se assuste mas é assim a estrutura molecular do licopeno.
Esses traços duplos significam dupla ligação entre os átomos de carbono e como resultado desse padrão é que quando exposto a luz reflete a cor vermelha.
Por isso que vemos a tom vermelho no tomate.
Licopeno é saúde
O licopeno é muito importante para a nossa saúde. Confira a seguir:
- Ajuda no colesterol: O pigmento vermelho auxilia em remover o acumulo e depósitos de LDL (colesterol ruim) prevenindo dessa forma doenças cardíacas;
- Pele mais saudável: Como mencionado anteriormente a ação antioxidante do licopeno proporciona uma pele mais saudável e firme;
- Prevenir câncer: O licopeno está diretamente relacionado a proteção das células aos radicais livres evitando a alteração de seu DNA o que leva consequentemente a possíveis mutações;
- Efeito antioxidante: Atua no combate de radicais livres tendo como resultado células saudáveis e protegidas.
Dica: Aqueça o tomate para absorver melhor o licopeno.
Conclusão sobre o vermelho do tomate
Por fim descobrimos porque o tomate tem esse essa cor vermelha tão marcante e intensa. E ainda como bônus sabemos agora que esse pigmento é muito benéfico para o nosso corpo.
Dessa maneira apresento para você receitas deliciosas com tomate que tenho certeza que você vai amar!
Para consultar mais sobre os benefícios do tomate confira esse guia sobre os 7 motivos para consumir tomate!
Macarrão de forno com tomate caseiro
Uma deliciosa receita com molho caseiro feito com tomates maduros cheios de sabor. Temos diversos ingredientes saborosos como cebola roxa, catupiry e filé de frango todos unidos com um único propósito: Ser o melhor prato.
Receita de ratatouille de legumes simples
Veja um clássico queridinho dos cinemas! Você sabia que o rataouille é um prato típico da França? Muito prático de fazer bastante nutritivo eu lhe mostro como preparar passo a passo.
E ainda não acabou! Que tal conferir receitas fáceis de preparar e ainda começar a arrasar na cozinha com deliciosas receitas saudáveis e saborosas?
Veja aqui o livro 300 Receitas Low Carb!
Baixe gratuitamente um e-book cheio de receitas low carb super saborosos e práticos!
Preparo revelado passo a passo.
0 Comentários