Como eliminar crenças limitantes. Fórmula que eu usei.

Uma dificuldade que cria diversas barreiras para o progresso. Revelarei meu método de como eliminar crenças limitantes que limitam nossa capacidade de viver.

Conforme adquirimos mais experiências e emoções criamos convicções positivas e negativas que podem estimular ou limitar nosso meio de pensar e agir. Dessa forma é muito importante romper essa barreira e saber como eliminar crenças limitantes para evitar cair na armadilha da estagnação.

Essas barreiras mentais acabam se tornando nosso meio de achar o que é o correto e verdadeiro e o que também é considerado errado ou perigoso. Lembre-se que isso é algo criado por nossa mente e muitas vezes não é a verdade absoluta.

Mas afinal como essa crença aparece?

Um exemplo prático seria:

“Não posso investir na bolsa de valores porque não sou rico”

Como podemos notar existe um julgamento em que a bolsa de valores (um mercado usado para negociação de ativos) só pode ser usufruída por quem tem muito dinheiro. E quem não tem não pode. Além disso como a pessoa não se considera rica então não “pode” investir na bolsa.

Usaremos esse exemplo mais vezes e tratarei a solução para isso posteriormente.

Tudo que ocorre em durante a vida como dito anteriormente irá contribuir para a formação do que julgamos de o que é certo e errado.

Esses eventos podem vir diretamente para você por meio de experiências físicas e emocionais que logo irei explicar a seguir.

Ou então por eventos de terceiros quando assimilamos uma informação ou testemunhamos um ocorrido.

Seja como for a criação de crenças podem ser tanto positivas como negativas que servirão como gatilhos mentais para a tomada de decisões de forma benéfica ou maléfica para nossas vidas.

Nesse artigo irei comentar sobre como eu fiz e faço para eliminar as crenças limitantes que me afetavam muito e agora posso ter uma vida muito mais tranquila e saudável.

Como surgem as crenças limitantes?

Existem diversas maneiras que podem servir para a criação de crenças limitantes em nossa mente. Entre os principais são:

Acidentes

Uma lesão ao andar de bicicleta ou então uma batida de carro pode fazer com que tenhamos receio de fazer novamente para evitar outro acidente que nos machuque.

Interpessoal

Interações sociais são fortes influenciadores da criação de convicções que de maneira geral são as maiores causas da criação de crenças.

Uma separação nada amigável de sua pessoa amada seja devido a uma traição ou simplesmente porque o relacionamento não deu certo pode criar um trauma emocional forte fazendo que você não queira mais se relacionar com mais ninguém.

Não precisa se resumir na vida amorosa mas também em seu ciclo social e profissional também. Uma simples critica dura de seu chefe pode criar uma barreira mental forte ou então a opinião geral de seus amigos na roda do bar.

Familiar

Geralmente a primeira educação que recebemos são de nossos parentes e suas crenças são de maneira geral são passadas para seus filhos porque para eles essa é a verdade.

Esse tipo de origem é a mais marcante por ser as primeiras crenças instaladas no qual irá desenvolver como a pessoa irá lidar com as mais diversas situações da vida como por exemplo lidar com dinheiro, educação e trabalho.

Social

Um fator mais externo. o que as pessoas ao seu redor e principalmente pessoas com muita influencia são grandes geradoras de crenças limitantes.

Se uma pessoa famosa diz algo é quase tratado como uma lei então como resultado seus seguidores irão seguir essa regra imposta. O mesmo vale para política. religião e cultura.

Fracasso inicial

Outro fator limitante bastante comum e que está muito relacionado aos pontos abordados anteriormente. Ao errar ou não conseguir algo faz o auto julgamento que você não consegue ou que não é para você.

Tentar novamente? Jamais! Vou errar novamente.

Como eliminar crenças limitantes. Fórmula que eu usei

Mas afinal porque surgem?

Traumas marcantes bem como influencia são os principais motivos de criar essas crenças. Porém também são reações emocionais que induzem esse tipo de pensamento.

Auto defesa

Ao ter uma situação bastante estressante nossa mente cria um mecanismo de defesa que faz com que simplesmente nos questione toda vez que tentarmos realizar novamente a tarefa que nos causou o estresse ou então algo semelhante.

Desculpa

É muito mais fácil culpar do que assumir que não conseguiu. Dizer que não passou no vestibular porque havia poucas vagas ou então não consegue correr porque está chovendo porém pode caminhar dentro de casa.

Esses exemplos são entre os inúmeros que existem quando se trata de desculpa. Quer mais? Veja se conhece esses aqui!

  • “Ele só conseguiu porque estudou em escola particular”
  • “Já sou muito velho para isso”
  • “Não sou capaz porque sou baixo”

Medo

Acredito que seja o principal. Medo é uma emoção fortíssima e nos limita de inúmeros atos.

Na verdade a mente está acostumada a ficar na zona de conforto e tentar algo novo é assustador para ela porque é o desconhecido. Então como resultado a mente cria inúmeras barreiras para impedir você de avançar.

Exemplo do surgimento de crença limitante

Desde um elogio ou critica afetam diretamente nosso meio de agir e podem criar resultados diversos. Por exemplo:

“Excelente trabalho no relatório. Você realmente sabe o que faz”.

Um elogio é um grande impulsionador de moral e autoestima trazendo a emoção de alegria e missão cumprida. Agora veja esse outro exemplo:

“Seu relatório foi horrível! Não sabe fazer nada direito!”

Nessa situação já temos o contrário. Além de não conseguir realizar o trabalho ainda tem sua a capacidade questionada.

Agora vamos aprofundar nesse exemplo. A princípio você falhou em entregar o relatório com a qualidade desejada porém de maneira alguma suas habilidades e sua capacidade são ruins mas ao ouvir esse comentário de que “não sabe fazer nada direito” pode levar a crer que isso seja uma verdade.

Mas afinal o que é essa verdade? Você é capaz porém seu chefe disse que não. Quem está certo?

É aqui que é o método em que você pode começar a trabalhar como lidar com as crenças limitantes!

Identificar se estou tendo isso.

Em primeiro lugar é identificar o momento em que está tendo crenças limitantes em suas decisões. A melhor maneira é um auto questionamento. No momento que for decidir fazer algo e aparecer diversas perguntas é um forte indicador que está passando por esse problema.

Outro indicador é o preconceito prematuro do resultado da decisão. Se já está criando resultados ou como alguém irá agir também é algo a ficar de olho.

Em outras palavras autoquestione caso ficar demais na defensiva.

O auto reconhecimento disso é a chave de lidar com o problema.

Como eliminar crenças limitantes. Fórmula que eu usei

Certo. E como você fez para lidar com isso?

A primeira coisa a fazer como mencionei anteriormente é reconhecer que possuí crenças limitantes e que elas estão afetando suas decisões.

Com isso em mente vamos abordar o exemplo que falei sobre a bolsa lá atrás lembra?

“Não posso investir na bolsa de valores porque não sou rico”

Agora vamos analisar essa pequena frase e levantar alguns fatos e observações.

Primeiramente podemos já pressupor a ideia da bolsa de valores. A bolsa de valores é bastante relacionada com aqueles filmes hollywoodianos em que homens de ternos negociando aos milhões de dólares com um montão de números e letras na tela.

Isso atualmente já cai por terra porque atualmente você pode negociar na bolsa de balores pelo seu celular deitado em sua cama ou durante seu almoço facilmente.

Mas e o dinheiro? São magnatas e donos de empresas fazendo isso!

Novamente caindo em terra essa ideia já que é possível comprar ações com apenas 10 reais e outros ativos financeiros com pouco dinheiro! (Nota que não é nenhuma recomendação de compra ou venda)

Toda essa história que contei quer dizer que o pensamento limitante de achar que somente ricos podem investir na bolsa de valores foi causado por um influenciador (O filme) e dessa forma criou-se essa barreira.

Além disso um outro ponto de reflexão: “Não posso porque não sou rico”. Se esse é um problema você tem duas opções.

  • Reclamar;
  • Tentar sair disso.

Qual você escolhe? Reflita.

Pare com as desculpas

Por mais duro que soe eu recomendo fortemente assumir que o motivo dos eventos em que você não conseguiu o que queria grande parte seja culpa sua. Isso mesmo! Assumir o erro e entender onde errou é crucial.

Tentativas e falhas fazem parte de nosso crescimento e amadurecimento. Buscar entender o motivo de não ter conseguido algo e procurar melhorar e adaptar é muito importante para o seu próprio desenvolvimento e evitar falhar novamente.

Pense dessa maneira:

Você não fracassou. Só descobriu que daquele jeito não da certo. Tente outra vez.

Entenda porque não deu certo e tente novamente. Confie em mim. Repita isso e reflita!

A vida não é justa

Embora pareça extremamente cruel porém deve entender que o mundo é difícil e devemos lutar para termos o que queremos. Alguns terão a sorte de precisar lutar menos do que a maioria mas assim é a vida. Lembre-se que você pode reclamar ou então agir.

Abra o jogo

A melhor forma de poder lidar com isso ao meu ver é conversando e compartilhando. Não existe vergonha nenhuma você passar por isso e ao conversar sobre o tema além de acabar com a ansiedade ter outras opiniões e sugestões ajudam demais.

Aprendizado e analise

Em sua maioria a criação das crenças limitantes surgem devido a traumas físicos e psicológicos. Que tal usar esses eventos como um aprendizado ao invés de evita-los?

Confira uma situação:

“Caramba eu queria aquela promoção mas promoveram outro. Não sirvo para isso”

Uma maneira de lidar com isso seria reclamar e assumir a derrota e pronto ou…

Avaliar porque não promoveram você. Quais as qualificações a outra pessoa tinha? O que ela fez? No final você pode ter a surpresa que ela tinha feito um trabalho melhor que você nem imaginava ou tinha uma formação acadêmica que mais se enquadrava na desejada vaga.

Analise os fatos e busque saber os motivos. Use isso como motivação para fazer o que aquela pessoa fez para conseguir a vaga e faça mais! No final ficara grato porque irá se desenvolver e poder até mesmo conseguir uma vaga até melhor do que a desejada.

Ai podemos entrar em outro ponto

A pessoa não fez nada.

Em seguida você pensa então em marmelada.

Você pode se revoltar ou…

Analisar e perceber que o seu ambiente de trabalho não é para você. Que está na hora de mudar porque o seu trabalho não é tão ligado ao compromisso como achava.

Entendeu como tudo tem uma resposta e que devemos analisar tudo?

Alguns detalhes que valem a pena na abordagem de como eliminar crenças limitantes

Afinal uma crença limitante seria um preconceito?

De certa maneira sim. Já que estaria presumindo como alguém iria agir por ter como verdade para você que pessoas com as características já conceituadas por você iriam agir de forma X ou Y.

Procuro ajuda profissional?

Honestamente uma ajuda de um especialista pode sim ajudar você e muito porque essa pessoa poderá te guiar em como reformular seus conceitos e ainda se livrar desse limitante problema.

Considerações finais de como eliminar crenças limitantes

Obrigado pelo seu tempo. Espero que eu tenha ajudado você a poder entender o que são crenças limitantes e como lidar com elas. Comente aqui se você passa por essa dificuldade porque a melhor forma de lidar com isso como disse anteriormente é reconhecer que passa por isso. Até a próxima!



Tags:

Baixe gratuitamente um e-book cheio de receitas low carb super saborosos e práticos!

Baixe gratuitamente um e-book cheio de receitas low carb super saborosos e práticos!

Preparo revelado passo a passo.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

William
William

William é um amante de culinária e adepto da vida saudável tanto física, mental e financeira.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Olá! Este site faz uso de cookies no qual são ferramentas que ajudam a lhe fornecer uma melhor experiência de navegação no site!