Cuidar de seus ingredientes é tão importante quanto a sua qualidade. De nada importa comprar os melhores produtos se quando for guardar eles em sua casa e não tiverem os devidos cuidados. Pensando nisso eu compartilho com você como armazenar os alimentos e ter o melhor proveito deles.
Como armazenar os alimentos e manter a qualidade.
Para que os alimentos não estraguem e preservem suas qualidades, é preciso prestar atenção nas condições de temperatura, umidade e local de armazenamento.
Mantenha a limpeza em dia de seus armários bem como refrigeradores para evitar o acumulo de sujeira e criação de microrganismos.
Para os armários manter o local seco é muito importante para evitar como resultado a proliferação de bolor e mofo. Confira também se o local é também arejado.
A melhor maneira de saber como cada tipo de alimento pode ser armazenado é conferindo sua embalagem ou então ligando para central de atendimento para melhor esclarecimento de dúvidas.
Classificação dos tipos de alimentos
Os alimentos podem ser diferenciados entre dois tipos: Alimentos não perecíveis e alimentos perecíveis. Confira abaixo uma descrição da diferença e exemplos:
Armazenar alimentos não perecíveis.
São aqueles que geralmente possuem uma longa validade e então não precisam de refrigeração podendo ser armazenados à temperatura ambiente. O local de armazenamento deve ser arejado, limpo bem como livre de umidade e à temperatura ideal sendo de 25°C (temperatura ambiente).
Alimentos como por exemplo:
- Enlatados;
- Leite em pó;
- Cereais;
- Grãos;
- Defumados;
- Biscoitos;
- Açúcar;
- Óleo;
- Temperos desidratados.
Lembre-se que produtos enlatados ou em embalagens assim que abertas devem ser consumidas imediatamente já que tornam-se perecíveis.
Armazenar alimentos perecíveis
São produtos que precisam de refrigeração, pois estragam mais facilmente e possuem tempo de vida útil mais limitada. Alguns alimentos perecíveis podem ficar fora de refrigeração porém não por muitos dias.
São em sua maioria produtos frescos e mais frágeis aos efeitos do ambiente então sendo recomendável o seu consumo o mais rápido possível ou então armazenar em local propicio.
Exemplos de alimentos perecíveis:
- Frutas;
- Hortaliças;
- Leite e derivados;
- Carne;
- Alimentos pré prontos.
As carnes só devem ser conservadas na geladeira se forem usadas no mesmo dia, contudo caso contrário, devem ser congeladas.
Se já tiver sido descongelado. Nenhum tipo de alimento deve ser congelado novamente!
Como organizar seu refrigerador e cuidados para armazenar seus alimentos
A organização da geladeira é fundamental para a conservação dos alimentos. Confira aqui melhor ter proveito de seu aparelho.
Armazene os alimentos em recipientes transparentes para facilitar a sua identificação ou então coloque uma etiqueta marcando qual produto é.
Prateleiras
- Nas prateleiras superiores busque armazenar os alimentos prontos para consumo ou então os que já foram cozidos. nesta altura também mantenha os alimentos mais perecíveis como leite e derivados, frios fatiados ou produtos que irão expirar em poucos dias.
- Já para as prateleiras do meio mantenha os alimentos como doces, ovos e molhos.
- Agora para parte inferior armazene que necessitem de menos refrigeração no qual é excelente para descongelar alimentos vindos do congelador ou então que necessitem de menos refrigeração.
Gavetas
Para as gavetas encontradas de baixo é excelente para manter alimentos frescos como por exemplo frutas e hortaliças.
Lembrando que não se deve simplesmente “jogar” as frutas e verduras nas gavetas e pronto. Organização é muito importante para facilitar sua vida na cozinha e também evitar sujeira e desperdício.
Lembre-se também de envolver em sacos plásticos ou em potes fechados suas verduras e frutas.
Porta
Para a porta da geladeira coloque alimentos e bebidas que não necessitam de muito refrigeração podem ficar neste local.
Isso porque devido ao abre e fecha da geladeira causa mudança da temperatura interna e são os produtos armazenados na porta da geladeira que são os mais afetados, então evite deixar alimentos perecíveis como leite e derivados nessa parte.
Dessa forma opte em utilizar a porta da geladeira para água, sucos, bebidas e molhos prontos como mostarda e ketchup. Produtos em conservas como azeitonas também podem ficar na porta da geladeira.
Freezer
Praticamente tudo que deve ser congelado deve ir para o freezer. Irei mencionar novamente o que disse anteriormente que não congele novamente se o produto descongelou.
Todos os produtos armazenados em geladeiras, sejam eles crus e ou prontos devem estar devidamente embalados e fechados.
Também é importante que a geladeira não esteja com excesso de produtos, pois isto pode afetar sua capacidade de resfriamento, prejudicando a conservação dos alimentos.
Manutenção em dia!
Verifique se sua geladeira e freezer não estão apresentando problemas em preservar seus alimentos notando se os itens no congelador não estão congelados por completo ou se há acumulo de água.
Deixe a geladeira e freezer sempre limpos.
Dentro da geladeira
Limpe ocasionalmente as prateleiras removendo elas para lavar e secar. As bandejas similarmente também são removíveis. Para a limpeza basta uma bucha junto com detergente neutro que já é o suficiente.
Já para a parede interna e as partes que não podem ser removidas é aconselhável que desligue a geladeira antes para evitar que o motor tenha uma sobrecarga devido a variação de temperatura. Também aconselho limpar a geladeira em um período que ela esteja bem vazia.
Por fim basta higienizar com pano, água e detergente neutro o interior secando posteriormente com outro pano seco.
Fora da geladeira
Semelhante a etapa descrita anteriormente porém aqui é mais fácil porque não há a necessidade de desligar o aparelho.
Verifique o motor que fica atrás do equipamento porque muitas vezes ocorre acumulo de poeira que pode prejudicar o funcionamento do motor causando maior sobrecarga e aumento no consumo de energia e nos piores dos casos diminuição do tempo de vida útil do aparelho.
Como armazenar os alimentos em sua despensa.
Além da geladeira garantir conservação de seus alimentos a sua despensa também deve ser organizada e usada da melhor maneira.
Uma despensa organizada é um item fundamental na cozinha, deixando muito mais prazeroso o ato de cozinhar, já que tudo vai estar ao seu alcance num piscar de olhos economizando tempo e ainda te livrando de estresse.
- Agrupe os itens por categoria como por exemplo use uma prateleira para massas, cerais e grãos. Outra para enlatados, bolachas e assim por diante.
- Opte em juntar itens pequenos como caixas de gelatina ou temperos prontos em uma caixa ou vasilha plástica. Como resultado evita bagunça e também vai achar tudo mais facilmente.
- Alinhe e deixe os alimentos próximos do vencimento evitando desperdício.
Não armazene produtos de limpeza próximo de alimentos.
Como armazenar alimentos como frutas e verduras
Como falei anteriormente a gaveta inferior da geladeira é ideal para armazenar frutas e verduras porém nem todas são ideais para ir a geladeira e além disso mesmo na geladeira temos ter cuidados especiais para melhor armazenagem.
Cada tipo de fruta e verdura produzem gases diferentes que podem alterar a maturação então o ideal é guardar cada tipo dentro de uma embalagem ou recipiente. Isso vale tanto dentro como fora da geladeira.
Também é importante saber quais deles podem ir para geladeira. Confira agora em seguida um guia rápido das frutas e verduras que não precisam ir para geladeira
Alho
O alho é um alimento muito nutritivo e possuí um longo tempo de vida. Dessa forma não há necessidade de armazenar ele na geladeira e se armazenar irá ter efeito contrário já que o alho terá contato com umidade interna da geladeira fazendo com que perca seu sabor e ainda acabe desenvolvendo bolor.
Guarde o alho em local fresco bem como livre de umidade.
Abacate
Incrível é o sabor do abacate mas o mais interessante é que quando dentro da geladeira a fruta tem seu processo de amadurecimento parado fazendo com somente escureça e tenha seu sabor totalmente alterado.
Abobora
Mantenha elas em local fresco, ventilado e longe de umidade. Somente armazene assim que forem cortadas.
Banana
A querida fruta amarela rica em potássio não necessita de refrigeração porque ela possuí enzimas sensíveis a temperatura baixas afetando seu amadurecimento afetando seu sabor e textura.
Batata
Batatas não necessitam de refrigeração porque elas possuem tempo de vida útil razoável sendo o ideal armazenar elas em local fresco, longe da umidade e escuro.
Temperaturas baixas alteram o sabor da batata e ainda podem alterar sua textura.
O mesmo vale para a batata doce.
Cenoura
A cenoura é bastante sensível com a umidade no qual pode facilmente estragar. Guarde a cenoura em plástico longe da umidade e luz.
Cebola
Semelhante com o alho. A cebola dura por muito tempo e ao ter contato com umidade em excesso pode acabar desenvolvendo mofo e acabar degradando. Armazene em local arejado e longe de umidade.
Melão
Semelhante a principio com o abacate. O melão ainda inteiro não é ideal guardar na geladeira porque seu amadurecimento é afetado. Guarde somente quando for cortado.
Melancia
Semelhante ao melão descrito anteriormente. A maturação da melancia é afetada se colocada na geladeira porém assim que aberta deve ser armazenada la.
Tomate
Sua casca fina e frágil é bastante sensível que pode acabar estragando a fruta quando exposta a temperatura baixa. Além disso ao ser armazenado na geladeira terá seu sabor alterado.
Guarde o tomate em local fresco e arejado.
E o mel? Afinal como armazenar?
Para garantir aquela consistência maravilhosa do mel recomendo não guardar na geladeira porque vaia cabar cristalizando e deixando ele muito mais espesso.
Lembre-se que o mel puro não estraga. Basta olhas as abelhinhas na natureza. Elas não possuem um refrigerador na colmeia não é mesmo?
Grãos?
Grãos por sua natureza são secos e por isso não necessitam de refrigeração porque ao entrar em contato com a umidade da geladeira pode causar a proliferação de microrganismos e também alterar o seu sabor.
O mesmo vale para o café. Tenha em mãos recipientes hermeticamente fechados para guardar o café seja ele em pó ou em grãos.
Pães
Para pães é aconselhável evitar a geladeira porque irá ressecar bastante e alterar seu sabor porém se quiser guardar por mais tempo então recomendo congelar.
Procure consumir o mais breve possível pães. Se forem recheados então guarde na geladeira para evitar que o recheio estrague e cause problemas de saúde!
Óleos
Qualquer tipo de óleo seja de soja, milho ou então azeite de oliva não é preciso guardar na geladeira porque esses produtos em si não necessitam de refrigeração.
Se mesmo assim quiser saiba que terá seu sabor e aparência afetados. Mas para pior então deixe-os fora de baixas temperaturas e de preferencia longe de muita luminosidade.
Ovos
Existe o costume de lavar os ovos assim que compramos para ir a geladeira. Bom aqui tenho algumas noticias para você.
Não é preciso lavar os ovos para guarda-los mas somente quando iremos consumir eles. E outro ponto é que eles não necessitam de estar na geladeira.
A casca do ovo é muito porosa e ao entrar em contato com a água acaba facilitando a absorção e diminuindo a vida útil do ovo.
Importante é que se você comprar eles já refrigerados então eles devem ser armezenados em sua geladeira para evitar estragar!
Em conclusão sobre como armazenar os alimentos
Cuidar de seus alimentos é crucial e saber como armazenar seus alimentos é muito importante para garantir a qualidade e sua integridade. Além disso é uma forma de prevenir problemas de intoxicação e economizar dinheiro reduzindo o desperdício.
Dicas finais
Se for armazenar dentro da geladeira lembre-se de não deixar os produtos com a embalagem aberta ou então soltos fora de algum plástico ou pote. Por haver fluxo de ar interno pode gerar odor e deixar todos os produtos dentro com cheiro.
Não coloque produtos quentes dentro da geladeira. Espere que esfriem um pouco para não atrapalhar a temperatura interna do equipamento e forçar o motor.
Também tenha um controle nas compras e não pense que a geladeira é um depósito
Para saber mais sobre como escolher os melhores produtos preparei um guia completo de como fazer as compras com maior eficiência.
Baixe gratuitamente um e-book cheio de receitas low carb super saborosos e práticos!
Preparo revelado passo a passo.
0 Comentários