Tenho certeza que já ouviu o termo viajar na maionese. Contudo já se perguntou como se originou e o que quer dizer? Hoje irei apresentar para você tudo o que você precisa sobre essa expressão bastante usada no cotidiano!
O que afinal quer dizer viajar na maionese?
Quando referimos que alguém viajou na maionese quer dizer que essa pessoa fez ou disse algo sem sentido.
Isso vem da própria palavra “viajar” no qual é utilizada como expressão quando a pessoa está distraída ou agindo de forma avoada.
Já a maionese é referida no sentido figurado no qual refere-se a uma mistura de coisas, que então quando encaixada a palavra viajar temos assim a união de diversas confusões.
Origem da expressão viajar na maionese
Existem diversas teorias referentes a origem da expressão viajar na maionese porém nenhuma foi comprovada então podemos tirar as nossas próprias conclusões baseadas informações a seguir:
Uma mistura alucinógena
Existe um boato no qual um lote de maionese foi contaminado com alucinógenos e que quando foram consumidas geraram como resultado efeitos psicológicos as pessoas que ingeriram a maionese.
Dessa forma a pessoa ficaria em um estado de confusão mental e certamente iria agir bem como falar coisas sem sentido.
Gírias de prisão
Outra origem para a expressão viajar na maionese vem dos presídios cariocas de anos atrás muito utilizada pelos detentos.
O significado para esse termo junto com muitos outros como por exemplo “escorregar no quiabo” era muito usado quando um homem demonstra-se algum toque afeminado.
Com o tempo a expressão pegou e começou a ser utilizada fora como algo referente ao que conhecemos nos dias de hoje que é quando alguém comete alguma gafe.
Simplesmente baseada na união das palavras
Como dito anteriormente a expressão “viajar” está relacionada a pessoa fazer ou dizer algo sem sentido ou pelo simples fato de estar distraída.
Ao unir a palavra maionese pode-se dizer que a pessoa está “em outro mundo” ou melhor dizendo “viajando em um mar de confusões” no qual essa confusão seria a maionese.
Contudo vale destacar que nenhuma dessas teorias acima são oficiais. Cabe ao leitor entender qual faria mais sentido.
Exemplos de situações no qual é usada a expressão viajar na maionese
Aqui lhe apresento algumas situações em que utilizamos essa expressão. Pode ser que você tenha visto ou até mesmo cometido essas situações!
- Não foi muito bem isso que aconteceu! Está viajando legal na maionese heim?
- Pare de viajar na maionese e preste atenção!
- Chegou aquela aula que eu não entendo nada! Bem provável que vou ficar viajando na maionese quando a professora começar a falar…
- Desculpe… Viajei na maionese aqui… Poderia repetir?
Existem diversas outras situações em que essa expressão poderia ser incluída contudo entendo que você já deve ter entendido os exemplos.
E lá fora? Também falam viajar na maionese?
Embora a expressão na integra não seja utilizada existem outras opções no qual são muito utilizadas para referir a uma distração.
Entre os exemplos temos as expressões:
- Spaced-out;
- Tripping.
Essas duas expressões referem-se respectivamente a estar no “mundo da lua” e “viajando”. Dessa forma entende-se que são semelhantes ao nosso terma abordado.
Confira aqui exemplos práticos.
Expressões semelhantes
Outras opções que semelham bem a viajar na maionese são:
- Está no mundo da lua;
- Está sonhando alto;
- Fora de si.
Confira outras curiosidades
Confira também
Baixe gratuitamente um e-book cheio de receitas low carb super saborosos e práticos!
Preparo revelado passo a passo.
0 Comentários