Acertar a textura do molho de tomate durante o seu preparo pode ser um desafio afinal vai afetar bastante o prato final. Dessa forma resolvi lhe apresentar 9 técnicas de como engrossar o molho de tomate.
Afinal um molho com mais textura e grosso oferece um visual muito mais atraente bem como apetitoso para qualquer receita. Isso sem contar que ao engrossar o molho de tomate você vai enriquecer muito o seu sabor.
Um molho mais encorpado facilita ele grudar nas massas e evitar que ele escorra quando for consumir.
9 Maneiras de engrossar o molho de tomate
Veja agora nove métodos super práticos que podem ser aplicados em suas receitas.
Concentre o molho por meio de redução
Essa é uma maneira bem prática por não precisar adicionar nada ao molho! Isso porque o que você precisa simplesmente fazer é ferver o molho tempo o suficiente até que a água dele evapore.
Como resultado ao ter menos água no molho você vai conseguir dar muito mais consistência a ele.
Contudo alguns cuidados devem ser tomados! Enquanto você reduz o molho lembre-se de misturar em intervalos para evitar que o fundo e as beiradas queimem já que você vai estar evaporando a água.
Para reduzir aguarde o molho ferver e então deixe no fogo baixo lembrando de misturar em intervalos. Assim que estiver na textura que deseja já está pronto para servir.
Amido de milho ou mais conhecido como maisena.
A princípio a forma mais comum para engrossar molho de tomate. O amido de milho é muito interessante por ser muito acessível e você só precisa ter que adicionar ao molho.
Se for utilizar o amido de milho para encorpar então lembre-se de misturar bastante para evitar que forme grumos no fundo da panela.
Uma grande dica é acrescentar aos poucos o amido e ir misturando que logo você já irá notar o molho engrossar. Caso ainda não chegou no ponto ideal então adicione mais porque se colocar em excesso vai acabar criando pelotas de amido nada agradáveis.
Queijo ralado para dar um sabor surpreendente
Uma técnica bastante interessante para engrossar o molho de tomate porque além de deixar o molho mais encorpado também vai dar um excelente gosto.
Vale lembrar que dependendo do queijo utilizado principalmente por exemplo os de pacote podem conter bastante sódio então tenha isso em mente quando for temperar o molho.
Técnica francesa Roux
Primeiramente não se assuste com o nome francês ao pensar que vai ser uma técnica culinária super complexa. A verdade é que Roux é uma mistura de trigo com manteiga muito utilizado para engrossar molhos.
Para preparar a mistura é bem simples. Separe primeiramente uma proporção igual de manteiga com trigo (Ex: 1 colher de trigo para 1 colher de manteiga). Em seguida em uma panela aqueça a manteiga e quando derreter adicione aos poucos o trigo misturando constantemente.
Assim que formar um creme basta adicionar o molho e misture. Deixe cozinhando e aguarde engrossar.
Termine de cozinhar a massa no molho
Uma técnica bastante interessante para dar muito sabor a massa.
No momento em que cozinhamos o macarrão a massa absorve bastante o sabor até é por isso que é muito indicado salgar a água enquanto cozinha. Dessa forma optar em cozinhar a massa no molho diretamente vai deixar o macarrão delicioso.
Então que tal quando a massa estiver levemente al dente você escorrer e terminar o seu cozimento no molho enquanto você ainda esta cozinhando ele. O amido da massa vai engrossar o molho e ainda por cima o macarrão vai estar coberto com todo o molho.
Batata ou melhor purê de batata
Outra excelente opção bastante natural para deixar o molho mais encorpado e consistente.
A batata diferente do amido de milho possuí um sabor próprio então ao optar em acrescentar purê de batata vai dar um sabor levemente adocicado.
Para preparar o purê é muito simples! Descasque a batata e cozinhe ela até ficar levemente mole. Assim que estiver no ponto basta amassar e adicionar no molho misturando bastante.
Utilize ovos
Deixe a sua macarronada com um sabor mais intenso ao adicionar ovos durante o cozimento do molho.
Enquanto cozinha o seu molho de tomate favorito acrescente ovos batidos e misture bastante. Aguarde ferver e logo irá perceber que o molho já ficou bastante grosso.
Uma dica de ouro é não quebrar os ovos diretamente no molho! Isso porque o ovo em questão não pode estar em boas condições então quebre o ovo em uma tigela e veja se está bom.
Adicione outros molhos
Se quer um molho de tomate mais grosso que tal então adicionar outro molho mais espesso? Como tudo na vida é um equilíbrio ao acrescentar outro molho ambos irão tentar equilibrar a sua textura.
Entre as opções de molhos temos:
- Creme de leite;
- Mostarda;
- Ketchup;
- Molho de pimenta;
- Extratos.
Para saber mais sobre extrato de tomate e outros molhos confira esse guia completo e definitivo do molho de tomate.
Trigo
A boa e velha farinha de trigo é um ingrediente indispensável na cozinha graças a diversas aplicações.
para os molhos não é diferente porque semelhante com o amido de milho mencionado anteriormente o trigo consegue engrossar muito bem qualquer tipo de molho.
Lembre-se contudo de adicionar e misturar aos poucos até atingir a textura que deseja.
Algumas atenções a serem tomadas quando for engrossar o molho de tomate
Certos ingredientes por mais inofensivos que pareçam podem ser um problema enorme para quem é intolerante como por exemplo ao glúten.
Também não exagere no espessaste porque alguns deles podem alterar bastante o sabor do molho.
Receitas caseiras com molho de tomate
Um convite para você
Venha conhecer deliciosas receitas super práticas voltadas para sua saúde e principalmente para o seu emagrecimento!
Contudo o grande destaque é que não é uma dieta! Mas sim um programa de reeducação alimentar focado em seu bem estar
Confira como saber mais e você vai se surpreender com os resultados de quem participa!
Baixe gratuitamente um e-book cheio de receitas low carb super saborosos e práticos!
Preparo revelado passo a passo.
0 Comentários